quarta-feira, 7 de abril de 2010

Guisado de Legumes à Marroquina

Aprendi esta receita com a minha avó emprestada. Ela faz um couscous maravilhoso, que acompanha com este guisado, mas eu penso que não é estritamente necessário ter a semôla de trigo para o fazer. Gosto bastante para acompanhar carnes feitas no forno que não tenham molho. Experimentei fazer em casa dos meus pais, um pouco a medo, mas a verdade é que quando me lembrei de tirar fotos, já não havia nem um pouquinho para retratar para a posteridade! Bom a valer! Vegetarianos, mais uma para vocês!

Ingredientes (para 4):
6 tomates maduros
2 courgettes
2 cenouras
2 pimentos
1 lata pequena de grão de bico
azeite
sal & pimenta



Descasquei as cenouras e cortei-as às rodelas pouco finas. Tirei as pontas às courgettes e cortei-as aos cubos com cerca de 1 dedo de espessura. Tirei as sementes aos pimentos e cortei-os aos quadrados. Escaldei os tomates e tirei-lhes a pele. Num tacho de barro, dispus primeiro as cenouras, depois as courgettes, os pimentos e os tomates partidos aos bocadinhos. Salpiquei com sal e pimenta e um fio de azeite e pus a cozer em lume brando. Não se junta água pois os legumes acabam por cozer no seu próprio suco. Quando as cenouras me pareceram cozidas, juntei o grão escorrido e deixei ficar mais 5 minutos. Uma delícia
Na imagem aparece apenas o tacho preparado para ir ao lume. Depois fica bem mais bonito, com vermelhos, verdes e amarelos tudo à mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário