segunda-feira, 1 de março de 2010

Caril de Peixe

Esta receita é inspirada numa que um amigo meu deu e que a viu, algures num programa de televisão na BBC, que não sabe identificar qual é. Eu, para variar, modifiquei de acordo com os ingredientes que tinha em casa e o meu gosto pessoal, e devo afirmar que foi um sucesso. Mais uma vez, uma forma inovadora de comer peixe.

Ingredientes (para 4 pessoas):

4 boas postas de peixe branco (eu usei pescada)
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 cebola grande
250g de tomate triturado
3 dentes de alho
2 colheres de chá de açafrão
1 lata de leite de côco
4 cravinhos de cabecinha ou cravos da Índia
1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco
2 colheres de sopa de caril
1 colher de chá de piripiri
1 pau de canela
200 g de manteiga ou margarina
sal & pimenta

Comecei por descongelar o peixe e pôr-lhe umas pedrinhas de sal. Piquei a cebola muito fina e os alhos, e laminei o gengibre. Adicionei os cravos da Índia, a pimenta, o açafrão, o piripiri e a canela e pus em lume brando. O cheiro que começou a sair da panela era divinal.Limpei os pimentos de sementes e cortei aos cubinhos, adicionando-os depois ao refogado e deixar cozinhar cerca de 5 min.

 De seguida, pus o tomate, deixei apurar durante outros 5 minutos e juntei o caril e o leite de coco.



Depois de ferver e apurar durante cerca de 10 minutos, passei o peixe por água e panela com ele, durante outros 20 minutos, em lume brando, para cozinhar sem se desmanchar e absorver os sabores. Uma maravilha.
Acompanhei com arroz basmati aromatizado apenas com 3 flores de anis.

1 comentário:

  1. Pessoalmente, para o caril (ou comida indiana em geral, prefiro cerveja) mas aqui, um bom rosé (redoma 2005) ou um branco mais seco podem jogar muito bem com o caril de peixe.

    ResponderEliminar