terça-feira, 9 de março de 2010

Canelones de Carne

Depois do episódio da cozinha esfumaçada, pensei que teria de fazer alguma coisa pela minha reputação. Decidi-me a fazer uns Canelones de Carne para o jantar de sábado.

Ingredientes (2 pessoas):
300 g de carne de vaca picada
8 canelones
1 pacote pequeno de polpa de tomate
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 frasco de molho italiano (usei o do Pingo Doce e gostei)
1 pacote grande de molho bechamel
queijo mozzarela ralado
2 colheres de sopa de azeite
2 pitadas de noz moscada
uma colher de chá de orégãos
sal & pimenta

Comecei por fazer um refogado com a cebola e o alho picados no azeite. Juntei a carne e deixei fritar até ficar toda separada e com alguma cor. Adicionei a polpa de tomate, sal & pimenta e deixei apurar até ter aquele sabor a molho de tomate italiano. Passados cerca de 20 minutos, apaguei o lume, polvilhei com os orégãos e deixei arrefecer. Pus 1/3 do bechamel no fundo de um tabuleiro de ir ao forno e comecei a rechear os canelones com uma colher de sobremesa. Depois de estarem todos, pus directamente por cima dos canelones o molho de tomate italiano e o resto do bechamel - por os ingredientes por esta ordem é importante, pois é nestes molhos que a massa vai cozer. Polvilha-se o bechamel com pimenta e a noz moscada e o queijo mozzarela ralado e vai ao forno.



Dependendo da marca da massa que se utiliza, o tempo de cozedura também é variável. Para se saber se os canelones estão cozidos, basta espetar um garfo e, se não oferecer resistência, estão prontos. Este é um praqto que não se pode fazer com pressa, pois o forno tem de ser posto no mínimo, ou os canelones queimam antes de estarem cozidos. Ficou assim:


Acompanhei com uma salada verde temperada com azeite e vinagre, para poder contrastar com um prato tão forte e quente. Como já percebi que tenho ajuda na parte dos vinhos, este repasto foi regado por um monocasta Aragonez, Cortes de Cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário