segunda-feira, 1 de março de 2010

Pá de Porco no Forno

Como já disse, no Inverno gosto de fazer uso do forno, pois tenho a sensação que a comida se torna mais aconchegante. deparei-me com uma pá de porco enorme, com cerca de 2 kg, Ainda com o osso e sem saber muito bem o que lhe fazer. Inventei. No dia anterior, comecei por fazer uma espécie de marinada.

Ingredientes:

8 alhos drandes
1 molho de hortelã fresca
1 chili verde sem sementes
2 colheres de sopa de azeite
meio copo de whisky
10 cravinhos da Índia
1 colher de sopa de pimentão doce
sal & pimenta
2 colheres de sopa de vinagre
2 copos de vinho branco
2 caldos Knorr de carne


Retirei o excesso de gordura à peça de carne e esfreguei-a toda com vinagre. Num almofariz, juntei os alhos, a hortelã, o sal, o chili verde cortado em pedaços e uma colher de azeite até fazer uma pasta. Cravei a carne toda com os cravinhos e por cima, pus o pimentão e a pimenta, uniformemente e barrei toda a pá com a pasta de alho. Reguei com o whisky (usei um Chivas Regal que acho intragável) e deixei o tabuleiro no frigorífico à sua sorte, tapado com alumínio.


No dia seguinte, foi só pôr no forno com o lume baixo (senão a carne não coze por dentro) e ir virando. À medida que o molho e o suco da carne ia querendo começar a queimar, ia juntando meio copo de vinho branco.



Quando me pareceu estar totalmente cozida, usei um truque que uso quando quero fazer carne de porco no forno e me esqueci de a temperar antecipadamente. Pus os dois caldos Knorr dentro de um copo com uma colher de azeite e levei ao microondas durante 1 minuto. Depois mexi bem e reguei a carne com a mistura. Acendi o grill do forno e deixei a carne a ganhar cor e sabor durante cerca de meia hora. O molho torna-se escuro e muito saboroso.

Cortei em fatias fininhas e acompanhei com puré de batata.

Sem comentários:

Enviar um comentário