terça-feira, 16 de março de 2010

Lasagna / Lasanha

Depois de uma tarde de domingo passada no meio de mantas e cappuccinos a ver filmes, fiz uma lasanha para acompanhar a noite fria.Eu não sou grande fã de massa mas se for feita no forno e com um bom molho de tomate, como com gosto.

Ingredientes (para 4 pessoas)
500g de carne de vaca picada
1 lata de cogumelos
50g de chouriço corrente
50g de bacon
1 lata de tomate pelado
2 cebolas grandes
1 cenoura ou 1 batata pequena
3 dentes de alho
1 embalagens de placas de massa para lasanha
3 colheres de sopa de azeite
½ copo de vinho tinto
1 pacote de queijo mozarella ou emmental ralado
2 embalagens de 500ml de molho bechamel
½ colher de cha de noz moscada
½ colher de chá de orégãos
½ colher de chá de mangericão
Sal & pimenta

Comecei por fazer o ragu (molho à base de tomate onde vai cozer a carne): piquei grosseiramente a a cebola e o alho e pus a fritar em azeite. Juntei o tomate partido aos bocados e a cenoura em cubinhos, com um copo de água e deixei cozer. Quando a cenoura já estava mole, triturei o molho e adicionei o sal, a pimenta e as ervas. Quando começou de novo a ferver, juntei o chouriço e o bacon picados e a carne. Passados cerca de 10 minutos, despejei o vinho para a panela e os cogumelos também picados finamente. Ficou em lume brando cerca de 1 hora, até fazer um molho grosso. Abri os 2 pacotes de bechamel (também se pode fazer em casa mas não justifica o trabalho…), temperei-os com a noz moscada e um pouco de pimenta e mexi muito bem. Estava na hora de fazer as camadas.



Num pirex, espalhei um pouco de bechamel no fundo, seguido de uma camada de massa e depois de carne. Por cima da carne espalho umas colheradas de bechamel, pois faz com que a lasanha não fique seca, pois o molho da carne acaba por ser absorvido pela massa para esta cozer. Ou seja: bechamel, massa, carne, bechamel, massa até acabar a carne.



Por cima da última camada de massa, pus uma boa porção de bechamel e o queijo ralado. Foi ao forno, durante cerca de 30/40 minutos, o tempo suficiente para a massa cozer (experimentando com um garfo) e ficar gratinado por cima.



Esta lasanha não dá muito trabalho mas é demorada. Ao todo, conte-se com cerca de 3 horas, entre começar a fazer o ragu e comer. Mas vale a pena…

3 comentários:

  1. Estava muito gulosa! Pena ainda não existir máquinas com cheirinho ;)

    ResponderEliminar
  2. Fazes para fora? Um dia destes, quando voltar a ter tempo para as receitas de 3 horas, tento clonar a tua receita... Depois conto como correu. Boas receitas Chef Conguita.

    ResponderEliminar
  3. Se quiseres, terei todo o gosto! :) Tenta... a ideia do blog é essa mesmo, pôr toda a gente com as mãos no tacho!

    ResponderEliminar