quinta-feira, 11 de março de 2010

Frango de Caril Rápido

Desde que fiz uma incursão numa mercearia indiana do Martim Moniz, e de lá trouxe sacos e saquinhos de especiarias, tem-se tornado cada vez mais fácil transformar coisas simples (como um frango) em petiscos simpáticos! Na terça tinha de fazer jantar para três mas a inspiração era pouca, como tal, virei-me para o que se alcunhou de Magic Box... uma caixa azul, onde guardo as especiarias indispensáveis para preparar qualquer coisa em três tempos. Não sou daquelas pessoas contra os frangos de aviário, aliás, detesto aquelas galinhonas alimentadas a milho que ficam rijas e sensaboronas, mesmo depois de horas ao lume, mas tenho de admitir que o que tinha à minha frente ainda nem sequer era um frango. Era um pinto gordo. Mas adiante.
Existem várias receitas de caril, a minha mãe por exemplo, faz o caril de Goa, que não leva coco mas sim leite normal e nunca se pode dar com exactidão a quantidade de caril de cada receita porque o pó de caril é uma mistura de várias especiarias (semente de coentro, cravinho, açafrão, malagueta, feno grego, etc) e cada marca junta diferentes quantidades das mesmas. Ou seja, se já cozinhei com um caril que perfumava o prato e apimentava a língua com apenas uma colher de chá para um tacho inteiro, também já me deparei com caril que depois de 4 ou 5 colheres de sopa ainda não sabia a nada. Os ingleses, por exemplo, fazem duas distinções - mild ou hot, mas os indianos fazem dezenas. Eu uso um que comprei no Martim Moniz e que tem um sabor fantástico - Mild Madras Curry Powder da TRS. Há quem o use em pasta...ainda não encontrei disso. Talvez para a próxima incursão.

Ingredientes
1 frango
1 cebola
2 dentes de alho esmagados
1 pacote pequeno de polpa de tomate
3 colheres de sopa de óleo
1 chávena de leite de coco
1 pau de canela
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de garam masala
4 sementes de cardamomo
caril a gosto
coentros picados para polvilhar

Piquei muito bem a cebola, juntei os alhos esmagados, o pau de canela, o açafrão e o cardamomo e fritei no óleo. Quando a cebola estava translúcida, pus o frango cortado aos bocados e fui mexendo. Quando todo o frango já parecia meio cozido, juntei a polpa de tomate e deixei cozer, durante cerca de 10 minutos. Juntei a garam masala e o caril, deixei o molho tornar-se homogéneo e depois o leite de coco. Quando me pareceu estar pronto, juntei coentros picados.



Acompanhei com arroz pulau (ou pilau). Ficou bastante bom!
Nota: A garam masala é outra mistura de especiarias indianas. Já está mais difundida e encontra-se em pacotes, ou pequenas latas, em todos os hipermercados.


Sem comentários:

Enviar um comentário