domingo, 7 de março de 2010

Atum: o melhor amigo do homem

Grande parte dos meus amigos não sabe fritar um ovo e todos defendem que o atum é o melhor amigo do homem. Isto fazia-me uma certa confusão, até perceber que "arroz cozido em ketchup com salsichas e baked beans a boiar" era considerado um feito gastronómico de alto nível e comido com tal sofreguidão que me dava volta ao estômago. Assim, e inspirada no meu almoço de hoje, decidi deixar aqui a mais fácil receita de salada de atum que existe. Além de bonita, faz um figurão... Portanto, meninos, aqui vai!



Base da Salada de Atum da Conguita (2 pessoas):

2 latas de atum (Português sff!)
3 batatas médias
1 lata pequena de ervilhas cozidas
150g de cenouras parisienses congeladas (são às bolinhas... fica giro, acreditem!)
1 cebola pequena
1 alho
azeite
3 ou 4 pés de coentros
sal & pimenta

Cozer as cenouras em água a ferver com sal e 3 ou 4 minutos mais tarde, adicionar as batatas. Na tigela que  vai a servir, picar a cebolinha muito bem e o alho e juntar o atum já escorrido. Juntar os legumes cozidos,  picar os coentros e misturar. A base está pronta! Todavia, e ao gosto de cada um, pode-se e deve-se juntar mais coisas. Exemplos: ovo cozido picado, tomate cortado em cubinhos, maionese, milho, camarão cozido, azeitonas, nozes picadas, alface... enfim, o que vos apetecer!

Mais uma vez não há fotografias, porque quando me lembrei já a salada estava comida e alguém a dizer "Isto é mesmo bom! E as bolinhas dão um ar coquette a uma simples salada de atum!". Não há homem que não fique fascinado com atum... penso que é genético! Cães, ponham-se a pau...

Sem comentários:

Enviar um comentário