terça-feira, 2 de março de 2010

Arroz Pulau

Adoro comida indiana. A primeira vez que tive contacto com este tipo de cozinha, puseram-me à frente uma Chicken Tikka Masala. Fiquei deliciada. Até hoje, ando a aperfeiçoar a receita, mas nunca fica igual à que se come nos restaurantes. Para acompanhar este tipo de comida, não há melhor do que o típico arroz pulau, cujo segredo demorei imenso a perceber. Mas aqui vai:

Ingredientes (para 6 pessoas):

500g de arroz basmati
1 cebola
1 cm de gengibre fresco
1 colher de chá de açafrão
1 pau de canela
4 cravinhos
4 cardamomos
3 flores de anis
uma colher de sopa de cominhos em grão
150g de manteiga ou margarina
sal

O segredo do arroz basmati está na lavagem do arroz antes deste ser cozinhado, pois só assim fica solto. Como tal, há que o passar por 3 ou 4 águas e, mesmo antes de o cozinhar, deixar de molho cerca de 15 minutos. Entretanto, piquei uma cebola e raspei o gengibre. Juntei as especiarias e a manteiga (que é o nosso ingrediente mais parecido com o ghee indiano) e deixei a mistura soltar os seus sabores em lume brando.



Quando estiver a cebola quase cozida na manteiga, junta-se-lhe o arroz já escorrido e mexe-se, até os grãos estarem completamente opacos e bem quentes. Adiciona-se então àgua quente, apenas a suficiente para ficar um dedo acima do arroz. Junta-se sal e deixa-se cozer. Quando a água já desapareceu quase toda, desliga-se o lume e poe-se a tampa da panela por cima ate o arroz ficar completamente cozido e solto.

Fica bem bonito. Amarelinho e com um aroma fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário