terça-feira, 16 de março de 2010

Bolo de doce de alperce

Se é falta de jeito, eu vou contrariá-lo…só porque sim! Se é falta de experiência…em breve deixará de o ser! Está decidido! Eu vou fazer bolos! No sábado apetecia-me um bolinho para acompanhar com os famosos cappuccinos de fim-de-noite, que não tiveram tanta sorte na semana passada. Assim sendo, experimentei fazer um bolo com um doce de alperce que estava a pastar no frigorífico há que tempos.



Ingredientes
2 chávenas de açúcar
1 chávena de farinha
1 chávena de maizena
3 colheres de sopa de doce de alperce
1 colher de chá de fermento
4 ovos
3 colheres de sopa de margarina
1 pitada de canela

Comecei por bater a margarina com o açúcar até o segundo estar completamente dissolvido. Juntei os ovos, a canela e o doce de alperce. Misturei a farinha com o fermento e fui juntando às colheradas, seguidos pela maizena. Untei uma forma pequena com óleo e farinha e foi ao forno, no mínimo, durante cerca de 40 minutos.



Quando já estava cozido, retirei-o da forma e polvilhei com açúcar em pó.



O doce de alperce não se revelou, ficando apenas um bolo que não se percebe bem do que é, mas que é consistente e saboroso. Não quis abusar da sorte antes de o provar, como tal não tirei logo as fotografias da praxe, mas depois lá acabei por tirar, por isso é que só se vê metade… a outra já tinha sido deglutida! Para a próxima, vou substituir o doce de alperce por mel.

2 comentários:

  1. cá está a prova de que com um bocadinho de experiencia os bolos ficam a)bons b)bonitos c)fofos.

    ResponderEliminar